Informações do Terminal Rodoviario tiete

O terminal Rodoviário do Tietê é um dos maiores terminais rodoviários do País, foi inaugurado em 1982, com 89 plataformas (72 de embarque e 17 de desembarque), atende cerca de 300 linhas de ônibus, aproximadamente 3 mil veículos partindo e chegando de cerca de 1.033 cidades, 21 estados brasileiros e de 5 países do Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai) e com média de circulação de 90 mil usuários por dia.
Há cerca de 295 funcionários que trabalham em diferentes turnos, envolvidos diretamente no trabalho de administração, operaçào, manutenção, limpeza e segurança do espaço de mais de 120.000 m2 de área total sendo 54.480 ml de área construída, com total acessibilidade e aberto 24 horas ao público.
 
A comercialização de passagem é feita em mais de 120 bilheterias das mais de 60 empresas rodoviárias.
Desde 1989, ano em que a Socicam, em consórcio com a Termini, passou a administrar o Terminal Rodoviário Tietê, são realizadas pesquisas periódicas para avaliar o grau de satisfação dos usuários com os serviços oferecidos.
 
Desde sua revitalização, realizada em 2002, o Terminal Rodoviário Tietê ficou com o ambiente
ainda mais agradável, passando a apresentar estrutura similar aos balcões de check-in dos aeroportos. Algumas empresas de ônibus passaram a oferecer Sala Vip aos viajantes, com ar condicionado e máquinas de café.
 
A melhoria da funcionalidade do espaço e o aumento da qualidade, conforto e comodidade, aumentaram o índice de consumo e o tempo de permanência dos passageiros no terminal de 38% para 50%.
Também foi criada outra área de serviços, que concentra órgãos públicos como a ARTESP (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), além de um posto de Assistência Social e o Ambulatório do Viajante, este ultimo mantido pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo em parceria com a Socicam.
 
A Socicam aperfeiçoou seu aparato de segurança mediante a instalação de um Circuíto Fechado de Televisão (CFT’V) totalmente digital.
Este sistema permite o monitoramento completo das dependências e entorno do Terminal Rodoviário Tietê.
 
Auto Atendimento
 
Na área de embarque para viagens de longa distância, somando-se ao sistema de informações de desembarque, foram instalados displays eletrônicos que informam as próximas partidas em cada plataforma.
Um painel eletrônico e cinco totens de autoatendimento mostram as ultimas chegadas.
Neste setor, também foi instituído um serviço de check-in antecipado de bagagens, que diminuiu consideravelmente o empo de embarque nas viagens para as Regiões Norte, Nordeste e para o norte de  Minas Gerais, de 40 minutos à 1 hora para cerca de 20 a 30 minutos.
 
FONTE: SOCICAM